Escola

HISTÓRIA

Dados do Patrono

Domingos Bernardina de Magalhães era filho de Francisco Ribeiro de Magalhães e de Mariana de Barros Magalhães.
         Nasceu no dia 08 de abril de 1856, no distrito de Porto das Flores, município de Juíz de Fora, pertencente ao Estado de Minas Gerais.
         Diplomou-se em Engenharia Civil, tendo se especializado em hidráulica, pontes e calçados. Posteriormente trabalhou um ano na Alemanha e ao regressar ao Brasil, dedicou-se à Pecuária.
         Fundou-se o “Liceu Jauense”, que mais tarde passou a ser denominado “Ginásio Jorge Tibiriçá”.
         Faleceu no dia 18 de dezembro de 1913, vítima de uma síncope cardíaca.
         Foi o primeiro mestre e diretor do “Ateneu Jauense”, educandário onde se ilustram homens que hoje se destacam nos mais diversos ramos das atividades sociais e no cenário político do Estado.
         Jaú deve à Domingos de Magalhães o estímulo, a iniciação e o encaminhamento de sua mocidade para o ensino secundário, quando a cidade não contava com nenhum educandário, senão os de ensino primário.

Histórico do estabelecimento

Criado com o nome de 3º Grupo Escolar de Jaú, esse estabelecimento começou a funcionar na Vila Carvalho, no sobrado da rua Sebastião Ribeiro de Barros, nº 531 a 539.
         Inicialmente possuía 6 classes primárias e uma de educação infantil, e seu primeiro Diretor foi o professor José de Barros Chagas, removido do Bairro de Potunduva, que exerceu o cargo até outubro de 1936, sendo substituído pelo professor Ary Menezes de Aguiar, que ficou no cargo até dezembro de 1937.
         Como o desenvolvimento da cidade, devido a instalação da Companhia Jauense Industrial daquele lado da cidade, fazia-se necessário a construção de um novo prédio, para abrigar a clientela escolar que aumentava a cada ano.
         Finalmente, em agosto de 1948, começou a funcionar em prédio novo, especialmente construído para esse fim, com o nome de Grupo Escolar Dr. Domingos de Magalhães.
         Contava o estabelecimento em serviço de merenda por gentiliza da Associação Feminina Pró-Jaú Forte; Caixa Escolar; Orfeão Infantil e um bem montado gabinete dentário sob a direção do Dr. Francisco Monte Alegre Filho.